23985859725_cbcc25aa56_k
23985859725_cbcc25aa56_k

36ª edição do Torneio Arimatéia segue até o dia 3 de janeiro

23985859725_cbcc25aa56_k

36ª edição do Torneio Arimatéia segue até o dia 3 de janeiro

Fim de ano é sinônimo de festa e diversão por todos os cantos do Distrito Federal. Mas há 36 anos, em Taguatinga, o período tem uma celebração especial dentro de uma quadra de futsal. Tradicional na região, o Torneio Arimatéia reúne jogadores não só de Brasília, mas de todo o País, que aproveitam o fim de ano para confraternizar e jogar muita bola em uma arena montada para o evento no Taguaparque.

A competição começou com uma brincadeira entre amigos, na praça da quadra QNF, em Taguatinga Norte, no fim da década de 1970. Eles se reuniam para disputar garrafas de refrigerantes e sanduíches, jogando em um espaço de terra batida e com golzinhos improvisados. Os amigos convidaram outros, os golzinhos e a quadra tomaram uma proporção bem maior, e hoje o torneio é o evento de futsal mais conhecido de Brasília. Entre os atletas inscritos para a competição 2015-2016, estão amadores, profissionais e veteranos, alguns daquela época das competições em “quadra” de barro.

A arena deste ano conta com arquibancada coberta, com capacidade para três mil pessoas sentadas, além de praça de alimentação e banheiros. Os jogadores inscritos têm acesso a vestiários e local para concentração. Os jogos começaram no dia 13 de dezembro. A competição seguirá até 3 de janeiro, quando serão disputadas as partidas finais. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem pela arena nos 22 dias de competição.

As equipes foram divididas em nove categorias – sub-11, sub-15, sub-17, sub-20, adulto masculino, adulto feminino, veterano, máster e super máster. Os times são formados por no mínimo oito e no máximo 15 atletas. Em 2015, são 1.485 atletas inscritos em 94 equipes.

O criador e organizador do evento, José de Arimatéia de Lima, de 62 anos, se entusiasma com o sucesso. “Está no calendário esportivo do Distrito Federal e é conhecido em nível nacional”, afirma. Segundo ele, a organização para cada edição do evento dura pelo menos nove meses. “Eu jamais imaginaria que aquela brincadeira fosse se transformar em um evento dessa proporção”, admite.

Até a tarde deste sábado (26), já haviam sido marcados 678 gols nos 123 jogos disputados, uma média de 5,5 gols por partida.

Apoio
O governo de Brasília é parceiro do Torneio Arimatéia há vários anos. Em 2015, o Banco de Brasília (BRB) e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) investiram R$ 100 mil para a execução do evento por meio de patrocínio. O orçamento do torneio também conta com a colaboração de empresários e comerciantes de Taguatinga.

Além dos patrocínios, o governo de Brasília contribui com apoio da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar.

Torneio Arimatéia
Arena montada no Taguaparque, próximo a administração
Até dia 3 de janeiro
De 9 h às 22 horas
Entrada gratuita

Agência Brasília