Os bancos de leite materno do Distrito Federal estão precisando de doação. Normalmente, todo início de ano há uma baixa de cerca de 10%, devido ao período de férias. Porém, neste ano essa queda foi três vezes maior. Enquanto em 2014 foram coletados 2,7 mil litros entre janeiro e fevereiro, no mesmo período deste ano foram coletados apenas 1,9 mil litros.
“Por causa de toda essa diferença, a Secretaria de Saúde solicita que as mães que estejam amamentando tornem-se doadoras”, lembra a coordenadora do Banco de Leite, Miriam Santos. Segundo ela, este alimento é de extrema importância para qualquer criança, principalmente para as internadas nas unidades de tratamento intensivo (UTIs) neonatais. “É uma forma estratégica de redução da mortalidade infantil”, completa.
O leite doado atende também aos bebês prematuros, para nutri-los e aumentar a imunidade. São bebês cujas mães não têm leite suficiente, seja por estarem com problema de saúde ou por estarem emocionalmente afetadas pelo fato de terem os filhos internados há muito tempo.
Coleta domiciliar
Toda mulher sadia que desejar fazer a doação deve entrar em contato com a central, pelo telefone 160, opção 4. A Secretaria de Saúde conta com serviço de coleta domiciliar semanal, fruto de parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.
Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde