InícioEsporteMedalhistas de três esportes coletivos dos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 classificam-se para...

Medalhistas de três esportes coletivos dos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 classificam-se para o Rio 2016

O Brasil obteve um desempenho histórico nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015, terminando a competição no primeiro lugar do quadro de medalhas. Foram 257 pódios, 109 deles com a medalha de ouro no peito. Mas outros países também têm motivos para comemorar após a competição: México, Canadá e EUA. Os resultados destas três nações em três diferentes esportes lhes garantiram a presença nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

(Acompanhe aqui a corrida pela classificação em todos os esportes dos Jogos Paralímpicos Rio 2016)

No futebol de 5 em Toronto 2015, o México obteve “apenas” um terceiro lugar, após uma emocionante disputa de pênaltis contra a Colômbia, que somou 18 cobranças. Como as seleções medalhas de ouro e prata – Brasil e Argentina, respectivamente – já tinham a classificação Paralímpica garantida (o Brasil como país-sede e a Argentina como campeã mundial em 2014), o bronze do México lhe servirá de passaporte Paralímpico. A informação foi divulgada nosite da Federação Internacional.

No rugby em cadeira de rodas, a vaga Paralímpica foi concedida ao Canadá, campeão do torneio (os EUA ficaram com a medalha de prata, e a Colômbia, com a de bronze). A informação foi divulgada no site da Federação Internacional. O Canadá se junta, assim, à Austrália (campeã mundial em 2014) e ao Brasil (país-sede) como as seleções já classificadas para o Rio 2016.

No voleibol sentado, os torneios feminino e masculino também classificaram os campeões para os próximos Jogos Paralímpicos. Carimbaram seu passaporte para o Rio as mulheres do Canadá e os homens dos EUA. A informação foi divulgada no site da Federação Internacional. Além do Brasil, como país-sede, já estavam classificados para o Rio 2016 Irã e China (nos torneios masculino e feminino), Bósnia e Herzegovina (no torneio masculino) e EUA (no feminino).

Lima, capital peruana, será a sede dos próximos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, em 2019.

Fonte: Rio 2016

Mais populares