folha de brasília
folha de brasília

Mulher de 74 anos morre após buscar atendimento em dois hospitais públicos

folha de brasília

Mulher de 74 anos morre após buscar atendimento em dois hospitais públicos

Uma mulher de 74 anos morreu a caminho do Hospital Regional de Santa Maria, após não ter sido atendida nos hospitais de Ceilândia e Taguatinga, respectivamente, na manhã deste sábado. Segundo relatos do vizinho de Marlene Xavier da Rocha, a idosa reclamava de dores e pediu que a levassem ao hospital. Chegando ao HRC ela não conseguiu atendimento. De lá, eles foram para o HRT e, novamente, ela não foi atendida. Saindo da unidade, eles tentariam atendimento no HRSM, mas no caminho a idosa veio a óbito.

A Secretaria de saúde informou por meio de nota que o único registro de entrada da paciente na rede pública foi no Hospital Regional de Taguatinga, por volta das 10h50. Ainda segundo a pasta, Marlene não teria respondido a nenhuma das três chamadas da classificação de risco “impossibilitando que a equipe médica tivesse conhecimento da gravidade do caso e pudesse atendê-la conforme a necessidade.”

A nota também afirma que as escalas dos hospitais de Taguatinga e Ceilândia estavam completas na manhã deste sábado (4), porém com atendimento restrito aos casos de classificação vermelha e laranja, considerados graves.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a idosa foi atendida no meio da rua, na EQNL 05/07. Coincidentemente, naquela hora, os militares seguiam para atender outra ocorrência quando se depararam com cidadãos tentando reanimar a mulher, que antes se queixava de dores nas costas e falta de ar. Os bombeiros assumiran a reanimação e chegaram a usar o desfibrilador, porém sem sucesso. A idosa morreu de parada cardiorespiratória.

A Secretaria de Saúde informou que o caso será apurado.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília