Cada vez mais conectadas, as pessoas escutam melhor, veem melhor, têm maior poder de avaliação e de decisão. Com este comportamento mais presente no cidadão é exigido ainda mais, dos profissionais do marketing governamental, na hora de fazer a comunicação institucional.
Estamos no período do bom senso, onde a comunicação deve ir além de um instrumento de promoção do belo, para também um instrumento de bom conteúdo, informações relevantes e personalizadas, de acordo com a realidade as pessoas vivem e de onde elas vivem.
Surpreender as pessoas de forma positiva ainda é o maior desafio da comunicação governamental, que vive uma grande crise de verdade, a crença das pessoas é ainda menor que tempos passados. Cada vez mais a comunicação institucional está rotulada de mentira bem construída, que não convence.
Para quem pretende despertar o interesse das pessoas para a comunicação institucional deve ter em mente, que o planejamento deve está pautado em conteúdos que interessem as pessoas e que estejam próximos a realidade delas caso contrario, ela se tornará contra propaganda governamental.
CRISTOVÃO PINHEIRO é Jornalista, Publicitário, Consultor Político e Diretor da Vide Comunicação Ltda. Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais. Atualmente coordena o marketing governamental de prefeituras, presta Consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.