InícioSaúdeOMS lista tipos mais recorrentes de violência no parto

OMS lista tipos mais recorrentes de violência no parto

O Tarde Nacional desta segunda-feira (17) falou sobre uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mapeou os tipos de violência mais comuns durante o parto. Abusos físico e sexual, preconceito e discriminação são apenas algumas das práticas identificadas na pesquisa.

Ao todo, foram mapeados 7 tipos de maus tratos pelo estudo, que tem como objetivo identificar e prevenir ocorrências desse tipo nos serviços de saúde.

Quem conversou sobre o assunto com a apresentadora do Tarde Nacional, Juliana Maya, foi o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), João Paulo Dias de Souza. Ele coordenou o estudo da OMS nas línguas portuguesa, espanhola e francesa.

Segundo o professor, a violência no momento do parto está presente em hospitais públicos e particulares, de países pobre e ricos. Mas, em geral, esses locais têm alguns fatores em comum: sobrecarga de trabalho, falta de material e desgastes físico e emocional (ou síndrome de burnout).

O estudo da OMS é um alerta para que os profissionais da saúde revejam suas condutas e para que as mulheres conheçam seus direitos.

Fonte: Ebc
foto:Wikipédia

Mais populares