Foto: Reprodução/G1
Foto: Reprodução/G1
Foto: Reprodução/G1

Operação nacional combate indução à automutilação e suicídio de jovens

Foto: Reprodução/G1

Operação nacional combate indução à automutilação e suicídio de jovens

Foto: Reprodução/G1

Na manhã desta quinta-feira (19), uma operação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça foi deflagrada em oito estados e no Distrito Federal, visando combater a ação de suspeitos que utilizavam a internet para induzir crianças e adolescentes a cometerem automutilação e até mesmo suicídio. Batizada de “Operação Banhammer”, a ação também apura casos de estupro de vulnerável praticados de forma virtual.

Foram emitidos dois mandados de apreensão de adolescentes envolvidos nos crimes, um mandado de prisão para um adulto e dez mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Os estados abrangidos pela operação incluem São Paulo, Rondônia, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

No DF, um adolescente de 15 anos foi apreendido após os agentes encontrarem materiais com conteúdo de abuso sexual em sua posse. A operação contou com a participação de polícias civis dos estados, sob coordenação do Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas do Ministério da Justiça.

As autoridades destacaram a gravidade do uso de plataformas digitais para aliciar e manipular jovens vulneráveis. A ação foi amplamente elogiada por organizações de proteção à infância e juventude, que reforçaram a necessidade de vigilância digital para proteger os direitos dos menores.