InícioGeraisPF faz operação para combater uso de pensões alimentícias falsas no IR

PF faz operação para combater uso de pensões alimentícias falsas no IR

policia-federal-3A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (12) uma operação para combater fraudes em declarações de Imposto de Renda, com lançamento de pensões alimentícias falsas para aumentar o valor da restituição ao contribuinte. De acordo com a corporação, há 17 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos em Brasília.

A operação foi batizada de Filhos do Vento. Um dos casos identificados é de um homem que, convencido pelas vantagens oferecidas pelos golpistas, inseriu dados falsos nas últimas declarações e pode chegar a uma dívida de R$ 300 mil, incluindo multas e tributos em atraso.

De acordo com a PF, em algumas declarações a quadrilha chegou a vincular 42 pensões alimentícias em um único CPF. A corporação disse em nota alertar contribuintes que, na hora de preencher as declarações, evitem dar ouvidos a quem oferece vantagens e facilidades junto ao Leão.

“É indispensável ficar atento para não transformar uma questão tributária em crime, portanto, sempre confira pessoalmente a sua declaração. Muitos fraudadores que se oferecem para fazer a declaração anual de IR, em alguns casos, inserem informações falsas, até mesmo sem o conhecimento do contribuinte”, afirmou.

A operação ocorre em conjunto com a Receita Federal e tem apoio do Ministério Público Federal e da Justiça Federal.

Mais populares