Ricardo Couto de Castro é eleito presidente do tribunal de justiça do rio

Ricardo Couto de Castro é eleito presidente do tribunal de justiça do rio

Foto: Reprodução/TV Globo

O desembargador Ricardo Couto de Castro foi eleito nesta segunda-feira (25) como o novo presidente do tribunal de justiça do rio de janeiro (tjrj) para o biênio 2025/2026. com 63% dos votos, ele assumirá o cargo em fevereiro de 2025. couto de castro destacou sua intenção de tornar o judiciário mais acessível, democrático e eficiente para a população, dando continuidade a iniciativas voltadas à modernização do tribunal.

A eleição foi realizada por voto direto, secreto e por maioria absoluta, com a participação de 186 desembargadores. couto de castro recebeu 116 votos, superando o desembargador Luiz Zvêiter, que obteve 65 votos. além disso, três votos foram anulados. graduado em direito pela uerj, com pós-graduação pela universidade de coimbra, couto de castro também atua como professor e coordenador acadêmico na escola da magistratura do estado do rio (emerj) e na fundação Getúlio Vargas (fgv).

Durante a sessão, comandada pelo atual presidente Ricardo Rodrigues Cardoso, outros cargos importantes do tjrj também foram definidos. Cláudio de Mello Tavares assumirá como membro titular do tribunal regional eleitoral do rio (tre-rj), Cláudio Brandão de Oliveira será o corregedor-geral da justiça e Cláudio Luiz Braga Dell’orto ocupará a direção da escola de magistratura do estado do rio.

No mesmo dia, a ordem dos advogados do brasil (oab) no rio também realizou eleições. Ana Tereza Basílio foi eleita presidente da entidade para o triênio 2025/2027, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. a votação contou com mais de 100 mil advogados, e Ana Tereza venceu com 60,1% dos votos. o pleito reforçou o compromisso da ordem com os direitos humanos, a democracia e a independência institucional.