As queixas sobre o número de acessos do Passe Livre Estudantil parecem ser unânimes entre os usuários. Com limite de 54 viagens por mês, muitos alunos têm de tirar dinheiro do próprio bolso para pagar as passagens. Segundo eles, o valor é insuficiente e incompatível com a quantidade diária de ônibus que alguns precisam pegar.
E os problemas não param por aí. Desde o começo do semestre, as pessoas que precisam do benefício enfrentam dificuldades para atualizar o cadastro no site do Transporte Urbano do DF (DFTrans). Ainda assim, o órgão informou que foram registrados 227.171 cadastros e que o balanço das renovações só será possível no fim do processo.
Em relação à disponibilidade dos cartões, o DFTrans afirmou que foram tomadas providências. “Foram concedidos mais 16 acessos aos estudantes que necessitam de mais de 54 passagens mensais. Os acessos adicionais valem até 30 de abril, uma vez que o cartão será recarregado no dia 1º de maio”, concluiu o órgão, por meio da assessoria.
Na Rodoviária do Plano Piloto, o estudante do curso de Administração da Universidade de Brasília Gabriel Benjamin da Silva, 23 anos, estava prestes a embarcar no ônibus quando descobriu que teria de desembolsar o valor da passagem, pela primeira vez no mês, para pagar a viagem. Morador do Recanto das Emas, ele precisa pegar cinco ônibus por dia para chegar à faculdade e ao trabalho.
“Estou indignado com a falta de informação. Diminuíram o número de acessos do meu cartão de 88 para 54 sem nenhum aviso prévio. Muita gente está na mesma situação. É um gasto que não estava no meu orçamento. Serão quase R$ 15 por dia”, lamentou.
Para a estudante de Serviço Social da UnB Aline Veruza, 21 anos, o prejuízo é ainda maior. “Eu não consegui me cadastrar no site. Estou aguardando a confirmação até hoje. Enquanto isso, gasto R$ 14 por dia. Fui até o DFTrans, mas nada foi resolvido”, concluiu.
Nas redes sociais, um grupo insatisfeito com a situação agendou um protesto para a próxima quinta-feira na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, às 14h.
Versão oficial
O DFTrans ressaltou que o aumento de acessos vale também para estudantes que ainda não receberam a confirmação da concessão do benefício no atual cadastro, mas que já possuíam o passe e usavam mais de 54 passagens. Para isso, os usuários precisam entrar no site do órgão, clicar em “solicitação de acessos” e enviar a documentação.