ChatGPT, Gemini, Copilot entre outros são modelos de linguagem de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI e Google, além da Microsoft e estão revolucionando a educação com sua capacidade de personalizar o aprendizado para cada aluno. Através de sua interface intuitiva e conversacional, a inteligência artificial oferece aos alunos uma experiência educacional única, adaptando-se às suas necessidades individuais e estilos de aprendizado.
Personalização do Aprendizado:
As plataformas de Inteligência Artificial podem ser usadas para personalizar o aprendizado de diversas maneiras, como por exemplo, criando planos de estudo personalizados, pois, podem analisar o desempenho do aluno e recomendar materiais de estudo específicos para suas necessidades.
Podem também, dar feedbacks individualizados, assim como, podem oferecer feedbacks detalhados sobre as tarefas e trabalhos dos alunos, ajudando-os a identificar seus pontos fortes e fracos.
Respondendo perguntas de forma personalizada:
Esse tipo de ferramenta pode responder às perguntas dos alunos de maneira clara e concisa, adaptando suas respostas ao nível de conhecimento de cada um. No entanto, nem tudo são flores, existem os desafios éticos e é aqui que “o caldo engrossa”.
O uso das IA’S na educação e alguns desafios éticos: Esses robôs são “treinados” em um conjunto de dados massivo de texto, que pode conter vieses. E por isso, é importante que os educadores estejam cientes desses vieses e tomem medidas para mitigá-los.
*Plágio: A plataforma pode ser usada para gerar textos plagiados. Os educadores precisam ensinar aos alunos sobre a importância da originalidade na ética acadêmica.
*Dependência excessiva da IA: É importante que os alunos não se tornem dependentes da IA para aprender. Os educadores precisam incentivar os alunos a desenvolverem suas próprias habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
Adaptação dos Professores:
Os professores podem se adaptar ao uso dessas maquinas virtuais, em sala de aula de diversas maneiras. Integrando e utilizando- as nas aulas, criando atividades interativas e envolventes para os alunos. A IA pode também, ser usada para fornecer feedback individualizado aos alunos sobre seus trabalhos e tarefas.
Cada um dos softwares existentes que oferecem a Inteligência Artificial como instrumentos de pesquisa e consulta, é uma ferramenta poderosa que pode revolucionar a educação. Contudo, é importante que os educadores estejam cientes dos desafios éticos do uso da IA. Ao integrar a Inteligência Artificial ás aulas, os professores dever faze-la de forma responsável e equilibrada, oferecendo aos alunos uma experiência educacional personalizada, versátil e atual, que vai contribuir para o desenvolvimento das aulas e de cada aluno durante todo o período de aprendizado.
Essa tecnologia ainda é muito nova e por isso, tanto os benefícios quanto os desafios dentro e fora das salas de aula, que ela ainda irá fazer cada um de nós enfrentamos são coisas imprevisíveis. Por esse motivo, toda cautela e atenção ao uso educacional, pessoal e profissional e também, aos impactos e desdobramentos que ela causará no atual modo de vida das pessoas de suma importância!
Direto da Redação: Jornalista/Colunista: Aline Diniz
https://www.instagram.com/alinedinizofc/