A nova regra implementada pela La Liga e pelo futebol europeu gerou um momento curioso durante a estreia do Real Madrid. Em um empate por 1 a 1 contra o Mallorca fora de casa, Vinícius Júnior se envolveu em uma situação com o árbitro Soto Grado após um escanteio a favor dos Merengues.
O atacante brasileiro pediu o apoio dos torcedores do Real presentes no Estádio Son Moix, mas Soto interpretou o gesto como uma provocação aos fãs do Mallorca. O árbitro se aproximou de Vinícius, que respondeu de forma irônica, dizendo: “Não posso falar contigo. Vai falar com Dani (Carvajal)”. A resposta fez referência à nova regra que restringe as reclamações com os árbitros apenas aos capitães das equipes.
Na Eurocopa, essa regra já havia resultado em alguns cartões amarelos para jogadores que a desrespeitavam. A FIFA planeja usar o início da temporada 2024-25 como um período de testes para avaliar a eficácia da nova norma em manter a ordem em campo.
Apesar de sua boa atuação, incluindo um passe para o gol de Rodrygo, Vinícius Júnior não conseguiu evitar o empate do Real Madrid. Os Blancos somaram seu primeiro ponto na competição, mas estão apenas na 12ª posição do Campeonato Espanhol.