Comparação considera o mesmo mês desde 2006. Em balanço divulgado nesta sexta (13), Segurança Pública atribui resultado ao policiamento comunitário e ao Viva Brasília
Dezembro de 2016 teve o menor número de homicídios desde 2006, na comparação com o mesmo mês nos últimos dez anos. Foram 48 mortes, 29,4% a menos que as 68 registradas em dezembro de 2015, por exemplo. No acumulado de 2016, a taxa desse crime foi a mais baixa dos últimos 23 anos, com 19,7 ocorrências a cada 100 mil habitantes. Os dados constam do balanço da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, divulgado nesta sexta-feira (13) em coletiva à imprensa.
De acordo com a secretária Márcia de Alencar Araújo, os números são consequência do policiamento comunitário e do Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, que tem ações com foco em resultado.
A pasta também apresentou números dos primeiros 12 dias de 2017. Foram dez assassinatos a menos que o mesmo período do ano passado, e a queda se repete em outros cinco dos nove tipos de crimes analisados. Apenas latrocínio (três ocorrências a mais que em 2016) e roubo a residência (cinco casos a mais) tiveram aumento. Casos de lesão corporal seguida de morte, roubo a pedestre, roubo de veículo, roubo a transporte coletivo, roubo em comércio e furto em veículo diminuíram neste início de ano.
Fonte: Agência Brasília