Palmas recebe mais seis mil doses de vacina contra febre amarela

Palmas recebe mais seis mil doses de vacina contra febre amarela

As unidades de saúde de Palmas, no Tocantins, estão sendo reabastecidas com vacina da febre amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde confirma o recebimento de seis mil doses na manhã desta quinta-feira após três dias de desabastecimento.

Segundo a pasta, só em janeiro deste ano foram aplicadas mais de sete  mil doses da vacina – número quatro vezes maior que o mesmo período do ano passado.

A falta do medicamento ocorreu devido a grande procura após um surto da doença em Minas Gerais.

A vacina da febre amarela é produzida pelo SUS, Sistema Único de Saúde, e distribuída pelo Ministério da Saúde aos estados que, por sua vez, fazem o repasse aos municípios.

A Secretaria de Saúde do Tocantins alega que recebeu nesta semana 35 mil doses da vacina, que estão sendo preparadas para distribuição. No caso de Palmas, as doses já foram entregues.

A partir da próxima segunda-feira os municípios do extremo norte vão poder retirar as doses no polo distribuidor de Araguaína.

O estado faz parte da área de recomendação vacinal para a doença, mas – segundo a Secretaria Estadual de Saúde – ainda não apresenta 100% de cobertura.

Até essa quarta-feira, foram confirmados 215 casos de febre amarela no país. 70 pessoas morreram por causa da doença. No Tocantins, um caso encontra-se em investigação.