Na manhã desta terça-feira (20), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) resgatou um bebê de 20 dias em Manaus, após ser usado pela própria mãe como pagamento de uma dívida com traficantes de drogas. A ação foi parte da Operação Salvaguarda, que resultou na prisão de duas irmãs, de 22 e 24 anos, suspeitas de envolvimento no esquema criminoso. Foram cumpridos cinco mandados, incluindo dois de prisão temporária e três de busca e apreensão.
O bebê foi encontrado com as suspeitas em uma residência na Zona Norte de Manaus, uma área de difícil acesso. No local, a polícia também encontrou porções de drogas. A investigação, iniciada há cerca de 10 dias, revelou que a mãe biológica da criança, uma jovem de 19 anos e dependente química, havia entregue o recém-nascido às suspeitas para saldar uma dívida com o tráfico.
Durante a investigação, a mãe biológica tentou recuperar o bebê, mas foi ameaçada pelas mulheres, que não devolveram a criança. Além disso, a mãe biológica havia registrado a entrada em uma maternidade pública com documentos falsos e forjado um atestado de óbito, informando à família que o bebê tinha morrido após o parto.
As mulheres presas devem enfrentar acusações de tráfico de pessoas e falsificação de documento público. Uma delas já possuía antecedentes por tráfico de drogas. A mãe biológica também será responsabilizada pelos crimes de tráfico de drogas e falsidade ideológica. Ambas as partes envolvidas estão à disposição da Justiça.