O governo boliviano solicitou auxílio ao Brasil no combate aos incêndios florestais. Na região do Pantanal, que faz fronteira entre os dois países, a Serra do Amolar foi recentemente atingida pelas chamas. O pedido de assistência foi encaminhado à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e está sendo analisado pelo Ministério das Relações Exteriores.
A solicitação da Bolívia inclui o envio de aeronaves para “ataques aéreos aos focos de incêndio e para transporte de pessoas e cargas”. Além disso, o governo boliviano pediu a presença de brigadistas e bombeiros militares para ajudar no controle das chamas em solo.
O Itamaraty, por meio do Ministério das Relações Exteriores, está considerando o pedido de apoio. No entanto, ainda não há informações sobre se ou quando o Brasil atenderá à solicitação do país vizinho. A íntegra da nota oficial do Itamaraty está disponível mais abaixo.
As chamas vêm devastando o bioma há mais de três meses. Mais de 1,5 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo, causando uma grave destruição ambiental e a morte de muitos animais. A área devastada equivale a quase 10% do território do Pantanal no Brasil.
Na última semana, a chegada de uma frente fria extinguiu os incêndios na região do Pantanal. No entanto, especialistas alertam para os incêndios subterrâneos, conhecidos como turfas. Brigadistas e bombeiros permanecem em alerta para combater o fogo no bioma.