O programa Futuro Campeão vai selecionar novos integrantes da equipe de saltos ornamentais. A escolha acontecerá das 9 às 12 horas de sábado (11), no Centro Olímpico e Paraolímpico do Gama, mesmo local onde os candidatos aprovados treinarão. O projeto oferece estrutura de treino com intuito de preparar jovens atletas em alto rendimento (para competições de grande porte).
Ana Clara Oliveira, de 11 anos, é esportista do Futuro Campeão desde o início de 2014 e sonha em chegar aos Jogos Olímpicos. “Algumas coisas eu preciso deixar de lado, como brincar com minhas amigas e ver televisão, mas fazer parte do programa pode me ajudar a atingir meu objetivo”, acredita a campeã da primeira etapa do Brasiliense de saltos ornamentais e vice do Brasileiro do ano passado.
Aluna do 7º ano do Centro de Ensino Fundamental nº 3 do Gama, Ana Clara treina quatro horas diariamente. Para a mãe, a professora Suélia Oliveira, é importante que a filha concilie as obrigações. “Ela não pode deixar os estudos de lado em hipótese alguma. Geralmente ela traz livros e cadernos para aproveitar os intervalos e fazer deveres e estudar para provas”, diz Suélia, toda orgulhosa.
Trinta e dois jovens atletas fazem parte do Futuro Campeão na modalidade saltos ornamentais, mas a Secretaria do Esporte e Lazer pretende ampliar o programa criado em 2012. “O objetivo é formar jovens atletas na base que estejam aptos a representar o Distrito Federal em diversas competições”, destaca a secretária Leila Barros. Atualmente, 217 crianças são atendidas em sete esportes: ginástica acrobática, saltos ornamentais, vôlei, natação, basquete, atletismo e ginástica rítmica.
Inscrições e testes
Quem quiser concorrer a uma vaga no programa Futuro Campeão deve procurar até sexta-feira (10) um dos 11 centros olímpicos e paraolímpicos do DF: Brazlândia, Ceilândia (Parque da Vaquejada), Ceilândia (QNO 09), Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. A seleção, porém, acontecerá exclusivamente na unidade do Gama. São 20 vagas destinadas a crianças entre 7 e 11 anos.
Para se inscrever no processo seletivo, é preciso preencher uma ficha no centro escolhido, levar comprovante de matrícula em escola, documento com foto e autorização assinada pelo responsável.
Os candidatos farão provas de aptidões físicas necessárias à prática do esporte, como envergadura, flexibilidade, agilidade e impulsão. Também será realizado um teste para detectar se a criança tem medo de entrar na água. Por isso, é obrigatório usar roupa de banho.
Três Olimpíadas
Um dos principais expoentes dos saltos ornamentais brasileiros, Hugo Parisi, acredita que quanto mais possibilidades forem geradas mais atletas de ponta aparecerão no futuro. “Quando iniciei, era tudo muito amador. Hoje o DF é a capital dos saltos ornamentais e Brasília, a cidade mais importante para a modalidade. Temos as melhores piscinas e os melhores ginásios. Em breve aparecerão mais Hugos e Césars”, cita o atleta, lembrando do colega — também brasiliense — César Castro, quinto lugar no Grand Prix do México, no sábado (4). Hugo Parisi participou das Olimpíadas de 2004 (Atenas), 2008 (Pequim) e 2012 (Londres).
Agência Brasília