O Ceará tem o melhor resultado da Região Nordeste no Ideb. — Foto: Divulgação/Governo do Ceará
O Ceará tem o melhor resultado da Região Nordeste no Ideb. — Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Ceará lidera o ranking do Ideb, com sete das dez cidades brasileiras que alcançaram as maiores notas no fim do ensino fundamental

Entre as 50 cidades com as maiores notas do Ideb 2023 para o 9º ano do ensino fundamental, 36 estão localizadas no Nordeste, com 20 delas situadas apenas no Ceará. Embora o estado tenha registrado avanços no ensino fundamental, o desempenho no ensino médio novamente ficou abaixo da meta estabelecida.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e é calculado com base no Censo Escolar e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nota varia de 0 a 10, sendo que um desempenho mais elevado dos alunos e um maior número de aprovações resultam em um Ideb mais alto.

No Ceará, o Ideb alcançou 6,6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 5,5 pontos nos anos finais (6º ao 9º ano). Isso representa um avanço significativo, com uma melhoria de 1,2 pontos nos anos iniciais em relação à meta estabelecida no primeiro ciclo do Ideb, que era de 5,4 pontos.

No entanto o estado não atingiu a meta para o ensino médio, onde obteve 4,3 pontos, abaixo da meta de 5,2. Apesar de alguns estados terem se destacado em todas as etapas avaliadas, o Brasil conseguiu superar a meta apenas nos anos iniciais do ensino fundamental. O Ceará também abriga as dez melhores escolas públicas do Brasil para os anos iniciais, sendo a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, em Coreaú, a que obteve a melhor nota nacional em 2023, com um Ideb de 10, superando a meta estabelecida para a escola por 4,3 pontos.