Chuva em SP provoca cancelamentos em Congonhas, e passageiros passam a noite no aeroporto

Chuva em SP provoca cancelamentos em Congonhas, e passageiros passam a noite no aeroporto

Foto: Marcelo Chello/Estadão

Na manhã desta sexta-feira (8), o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registrou pelo menos 17 cancelamentos de voos — incluindo cinco partidas e 12 chegadas — devido às chuvas intensas que atingiram a cidade. A concessionária Aena Brasil, que administra o terminal, afirmou que o aeroporto está operando normalmente para pousos e decolagens, mas que alguns voos foram cancelados devido às condições climáticas adversas.

Entre as 6h e 10h45, foram canceladas chegadas de voos de cidades como Florianópolis, Uberlândia, Fortaleza, Montes Claros, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Curitiba e Goiânia. Os destinos das partidas afetadas incluíam o Rio de Janeiro, Uberlândia e Curitiba. Alguns passageiros relataram que passaram a noite no aeroporto devido a cancelamentos ocorridos na noite anterior.

A Latam informou que as chuvas em São Paulo causaram o cancelamento e desvio de alguns de seus voos previstos para quinta-feira à noite. Segundo a empresa, essas alterações foram causadas pelas condições meteorológicas, fora do controle da companhia. A Gol também declarou que registrou atrasos e cancelamentos devido a ajustes necessários na malha aérea entre quinta e sexta-feira.

Entre os passageiros afetados, a cabeleireira Shaiene Flores contou que, após chegar de Navegantes para uma conexão em São Paulo, teve seu voo para o Rio de Janeiro cancelado sem assistência adequada. Ela mencionou que lhe ofereceram apenas a opção de custear hospedagem e buscar reembolso posteriormente, o que tornou inviável sua estadia.

Outro passageiro, Cláudio Miranda de Lima, que estava a caminho de Montes Claros, também enfrentou dificuldades. Após o cancelamento de seu voo na quinta-feira à noite, ele foi orientado a remarcar sua viagem para o dia seguinte e recebeu um voucher de R$ 45 para alimentação, o que considerou insuficiente para o longo período de espera.