Confirmado o falecimento do ministro do STF Teori Zavascki

O filho do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, Francisco Zavascki, confirmou pelo Facebook que o pai estava no avião que caiu na tarde de hoje (19) em Paraty (RJ) e pediu orações, afirmou estarem esperando por um milagre. Minutos depois, pelo mesmo perfil informou que seu pai realmente faleceu no acidente. Rumores dão conta de um sobrevivente, mais ainda não se sabe quem é, também não foi divulgado ainda a identidade dos demais passageiros a bordo do avião na hora da tragédia. Segundo fontes, a ministra Cármen Lúcia, que havia chegado a poucos tempo em Belo Horizonte, assim que ficou sabendo da notícia decidiu retornar imediatamente para Brasília.

 A aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty,  até onde se sabe com quatro pessoas a bordo. O Corpo de Bombeiros informou que o avião caiu no mar, próximo à Ilha Rasa, e está parcialmente submerso. Esforços estão sendo feitos para o resgate e identificação dos corpos, ainda sem sucesso pela dificuldade de acesso, uma vez que o avião encontra-se quase todo submerso.

Segundo o relato de uma moradora da região, assim que o avião caiu vários barcos pesqueiros começaram a se aproximar para tentarem ajudar, ao chegarem no local ainda foi possível ouvir os gritos de uma mulher, que pedia por socorro, rapidamente um homem mergulhou procurando ajuda-la mas infelizmente, todos dentro da aeronave estavam presos às ferragens e após poucos minutos, já não se ouviu mais a voz dela.

Na hora do acidente, chovia forte em Paraty e a região estava em estado de atenção. O ministro Teori Zavascki era relator da operação Lava-jato e com seu falecimento começa a surgir preocupações com o andamento do caso e também, a respeito de quem poderá vir a substitu-lo.

Por, Aline Diniz
Colunista/ Jornalista da Folha de Brasília.

Foto capa:ebc