InícioEconomiaCongresso Nacional debate hoje a crise econômica do DF

Congresso Nacional debate hoje a crise econômica do DF

Hoje (24) a Frente Parlamentar de Ciências, Tecnologia e Inovação, esta promovendo  “Cenário Econômico do Distrito Federal e Entorno: Diagnóstico Prévio e Agenda Propositiva”.

O debate proposto pelo deputado federal Izalci (PSDB-DF) vai tratar entre outras pautas, da ausência de incentivos fiscais para as empresas que atuam no DF, o que provoca todos os anos, a migração de negócios da Capital Federal para os munícipios de Goiás.

Segundo o levantamento do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista), entre os anos de 2008 e 2015, cerca de 500 empresas fecharam no DF, graças ao fim de regimes de arrecadações especiais, que garantiam abatimento no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Conforme estimativa do Sindiatacadista houve um baque anual de arrecadação de, no mínimo R$ 500 milhões, com o fechamento de 10 mil postos de trabalho. Izalci alerta que os efeitos são maiores, porque as empresas não geram apenas empregos e impostos, elas movimentam também toda a cadeia de serviços, como os relacionados ao transporte de mercadorias, como combustível e manutenção de frota.

Estarão presentes os líderes das principais entidades empresariais do DF, o procurador-geral de Justiça Leonardo Bessa, os secretários de Fazenda do DF, Pedro Meneguetti, de Desenvolvimento Econômico do DF Arthur Bernardes.

Serviço:

Dia: Terça-feira (24)

Horário: às 10h

Local: Plenário 13 – Câmara dos Deputados

Mais populares