criator vetor/ Aline Diniz
criator vetor/ Aline Diniz

Covid pode causar danos cerebrais inacreditáveis.

Por mais incômodas que sejam as queixas mais comuns a respeito de sequelas deixadas pela covid-19, como a perda total ou parcial do paladar e olfato, confusão mental, raciocínio lento e coisas do tipo não podia-se imaginar até o momento, que esses sintomas pós- covid se tratam na verdade de evidências a respeito de prejuízos cerebrais estruturais muito mais severos.

Segundo um estudo recente da Universidade de Oxford a covid-19 pode fazer o cérebro diminuir, encolher a massa cinzenta nas partes que controlam as emoções e a memória e causar danos as áreas que comando o olfato e o paladar. Esses problemas tem sido percebidos até mesmo em pacientes que não apresentaram os sintomas mais graves da doença, mesmo as pessoas que não chegaram a serem hospitalizadas estão se queixando de uma ou mais sequelas depois de terem passado pela doença.

Ainda segundo pesquisadores ligados a instituição, é necessário uma maior investigação dos casos onde foram observados essas anomalias, para que somente depois possa se determinar os reais prejuízos à saúde, sobretudo os cerebrais. No entanto, há esperança de que seja possível a reversão de algumas dessas sequelas causadas pelo vírus, mesmo que apenas de modo parcial.

Pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo, (USP) já haviam observado déficits cognitivos em pessoas que foram contaminadas pela doença, o que ajuda a corroborar com as afirmações recentes feitas pelas pesquisas e constatações de Oxford. Também foram relatados alguns transtornos psiquiátrico, como estresse pós traumático e transtorno de ansiedade generalizada. Enquanto estava sendo desenvolvidos os estudos a variante Alpha tinha a maior incidência de casos no Reino Unido, no entanto não se descarta a possibilidade de sequelas quando do contagio de nenhum dos tipos e subtipos do vírus.

Por: Aline Diniz.

https://www.instagram.com/alinedinizofc/