InícioGeraisDiretor de ‘King Kong’ morreu aos 89 anos

Diretor de ‘King Kong’ morreu aos 89 anos

O diretor britânico John Guillermin, mais conhecido por blockbusters como o filme catástrofe “Inferno na torre” (1974), pelo remake de “King Kong” (1976) e por “Morte sobre o Nilo” (1978), baseado no livro de Agatha Christie, morreu aos 89 anos. Sua morte foi divulgada por familiares nesta quarta-feira.

Guillermin morreu no domingo em sua casa em Topanga Canyon, em Los Angeles. A causa da morte foi um ataque cardíaco. Em um comunicado, Mary Gillermin o descreveu como um homem “sensível e apaixonado”.

Nascido em Londres, de pais franceses, Gillermin frequentou a Universidade de Cambridge antes de ingressar na Royal Air Force, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua carreira como diretor começou na França, com a a realização de documentários. Em 1950, ele se mudou para Hollywood para estudar métodos de produção de filmes.

Na década de 1970, após o sucesso de filmes catástrofe como “Aeroporto” e “O destino de Poseidon”, Guillermin escalou um elenco de estrelas para “Inferno na torre”. No filme, ainda considerado um clássico do gênero, um grupo de pessoas tentava escapar de um incêndio dentro do arranha-céu mais alto do mundo. O elenco reuniu astros como Steve McQueen, Paul Newman, Faye Dunaway, O.J. Simpson, Richard Chamberlain, Robert Wagner e Fred Astaire.

O longa, que custou cerca de 15 milhões de dólares, uma quantidade impressionante na época, usou quatro equipes de câmera e contou com alguns dos maiores cenários já criados, incluindo um modelo de arranha-céu que foi destruído durante as filmagens. O longa arrecadou 116 milhões de dólares nas bilheterias e conquistou três Oscars.

“King Kong”, produzido por Dino De Laurentiis, tinha no elenco Jeff Bridges, Charles Grodin e Jessica Lange no icônico personagem de Fay Wray. Foi lançado em dezembro de 1976 e se tornou em um dos maiores sucessos do ano seguinte. Custou mais de 20 milhões de dólares, por problemas técnicos, e faturou 88 milhões de dólares nas bilheterias.

Em “Morte sobre o Nilo, Peter Ustinov encarnou o detetive Hercule Poirot, que investiga um caso de assassinato no mais longo rio do mundo. Faziam parte do elenco estavam David Niven, Bette Davis, George Kennedy, Jack Warden, Mia Farrow, Jane Birkin e Angela Lansbury.

G1

 

Mais populares