InícioCidadesEleições para Conselhos de Segurança ocorrem neste sábado

Eleições para Conselhos de Segurança ocorrem neste sábado

Os novos representantes dos Conselhos de Segurança do Distrito Federal (Consegs) serão escolhidos neste sábado (12). A eleição ocorre em todas as regiões administrativas e, este ano, conta com 37 chapas. O critério de seleção para presidentes, vices e diretores está mais rigoroso: é preciso ter vínculo de, no mínimo, seis meses com instituições que prestam serviços à comunidade ou com movimentos sociais. Os candidatos também precisam ser parceiros conhecidos das administrações regionais e não podem ser servidores públicos. O serviço é voluntário e não remunerado.

Para a Subsecretaria de Segurança Cidadã, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, as eleições representam um significativo avanço no processo de democratização representativa. “A grande vantagem da renovação dos Consegs está na ampliação da representação social. É uma ótima forma de a população levantar discussões e abrir o diálogo com o governo. Para este ano, o destaque é a transparência do processo eleitoral”, afirma a subsecretária Márcia de Alencar Araújo.

A posse dos novos representantes — que atuarão por um período de dois anos — será dada pelo governador Rodrigo Rollemberg em novembro. Até lá, ocorrerá um processo de capacitação, promovido pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Queixas e sugestões
A missão dos colegiados é estreitar a relação da comunidade com o poder público. Cabe aos conselheiros discutir, analisar, planejar e avaliar mecanismos para promover a segurança e a paz social. Eles também apresentam reivindicações, queixas e sugestões com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade. Em 2015, os conselhos completam 18 anos no Distrito Federal, com 36 pontos de discussão.

Agência Brasília

Mais populares