Muito próximos na tabela de classificação do NBB e integrantes do G-4, Paulistano/Corpore e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília ficarão frente a frente pela primeira vez na temporada, nesta terça (19/01). O confronto será disputado na capital paulista, às 19h30 e terá transmissão ao vivo via web pelo site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).
Os times ainda não se enfrentaram nesta temporada. Isto ocorreu devido ao adiamento de alguns jogos do Brasília, por circunstâncias da fase final da Liga Sul-Americana coincidir com o calendário do NBB. Portanto a equipe candanga ainda tem duas partidas a fazer pelo primeiro turno da competição, uma delas diante do clube da capital paulista.
“O Paulistano era líder até a última rodada. Será um jogo muito duro. Mas a gente está crescendo no campeonato, ganhando confiança e consistência, principalmente no aspecto defensivo. Se a gente fizer um bom jogo na defesa, teremos grandes chances de sair com vitória”, analisou o treinador Bruno Savignani, do Brasília.
Depois de liderar o NBB 2015/2016 desde o início, o Paulistano chega para a partida desta terça depois de perder a ponta da tabela de classificação. Além disso, a equipe sofreu duas derrotas nas últimas três partidas (todas em São Paulo). Atualmente, o elenco comandado por Gustavo De Conti soma 11 triunfos em 14 jogos e se encontra no segundo lugar.
“Teremos mais um jogo duro pela frente. Nossa time vem de uma derrota e precisamos ter uma resposta rápida para esse próximo compromisso. Temos que impor o nosso ritmo e diminuir as coisas boas do time de Brasília, que conta com excelentes jogadores”, comentou o armador Arthur Pecos, do Paulistano
Do outro lado, o Brasília vive seu melhor momento nesta edição. São quatro vitórias consecutivas para a equipe da capital federal, que sob o comando do novo técnico, Bruno Savignani, ainda não perdeu. Depois de três jogos feitos em casa, os candangos voltaram a atuar último domingo (17/01), fora de casa, e bateram a Liga Sorocabana, por 93 a 73. Destaque para Ronald, com 21 pontos e cinco rebotes, Guilherme Giovannoni, que anotou 22 tentos e pegou nove sobras, e Deryk, que registrou mais 20 no placar da partida e ainda distribuiu oito assistências.
“Mais um jogo super importante, o Paulistano vem realizando uma grande campanha e estará jogando em casa, o que dificulta ainda mais as coisas. Mas, o nosso time vem de uma boa sequencia e vai lutar pelo resultado positivo”, analisou o ala/pivô candago Guilherme Giovannoni.
“Nós estamos numa ótima sequência dentro do campeonato. O nosso jogo está encaixando e crescendo a cada partida. Conseguimos o nosso primeiro objetivo que era entrar no G-4. Agora, temos um confronto direto contra o Paulistano na briga pelas primeiras colocações do NBB. Sabemos que não será fácil. Ao lado do Flamengo, é o time que menos foi derrotado. Então, precisamos entrar com muita atenção e, mais do que nunca, a nossa defesa precisa funcionar”, concordou Jefferson Campos, armador do Brasília.
Um jogador do Brasília ainda vive fase iluminada. O jovem armador Deryk alcançou seu terceiro jogo seguido com 20 pontos ou mais, algo inédito em sua carreira pelo NBB. Nestas três partidas, o atleta quebrou seu recorde pessoal em pontuação pelo campeonato duas vezes. Na última terça-feira (12/01), diante do Banrisul/Caxias do Sul, o jogador anotou 22 tentos. Dois dias depois (14/01), contra o EC Pinheiros, foram 25 para o atleta, estabelecendo novamente sua melhor marca no quesito.
Outro destaque do confronto desta terça será o duelo entre dois dos melhores pivôs da temporada. Do lado do Paulistano, Caio Torres, com médias de 16,8 pontos, 6,6 sobras e 57,3% de aproveitamento nas bolas de 2, por jogo. Já o Brasília conta com Ronald, tendo 15,2 tentos, 6,4 rebotes e 66,1% nos arremessos dentro do perímetro. Os atletas ainda estão no top 10 da liga em eficiência, liderando suas equipes no quesito.
Apesar das duas equipes estarem presentes em todas as edições do NBB, elas jamais se enfrentaram pelos playoffs da competição. São 14 partidas entre os dois times, com 10 vitórias para o Brasília contra quatro do Paulistano. Porém, na última temporada do campeonato os paulistanos levaram a melhor nos dois confrontos. O primeiro, disputado na capital federal, teve triunfo dos visitantes, por 94 a 86, com bela atuação de Holloway (20 pontos). No duelo seguinte, o placar foi de 89 a 81 para os donos da casa. Com destaque novamente para o ex-jogador dos alvirrubros, que anotou 22 tentos.