Foto: Divulgação/Fundação Florestal/G1
Foto: Divulgação/Fundação Florestal/G1

Fechamento temporário de parques em São Paulo para prevenção de Incêndios

Neste domingo (1º), a Fundação Florestal do governo de São Paulo anunciou o fechamento emergencial de 80 unidades de conservação e parques em resposta ao aumento do risco de incêndios florestais. Essa medida, que se inicia imediatamente, permanecerá em vigor até o dia 12 de setembro, podendo ser revisada conforme as condições climáticas e os riscos associados. O objetivo é proteger tanto os visitantes quanto as áreas de preservação.

O incêndio florestal representa uma ameaça significativa, e, segundo a Fundação Florestal, durante esse período, as equipes estarão focadas em ações de prevenção e monitoramento do território. O diretor executivo da Fundação, Rodrigo Levkovicz, enfatizou que a medida é essencial para minimizar os impactos dos incêndios e garantir a segurança das comunidades que dependem desses ecossistemas.

Entre os parques afetados pelo fechamento está o Parque Estadual do Juquery, que sofreu um grande incêndio em 2021, consumindo 53% de sua área verde. Criado em 1993, o Juquery abriga um dos últimos remanescentes de Cerrado na região metropolitana de São Paulo, destacando a importância da conservação da flora nativa e das áreas de mananciais.

A lista completa das unidades de conservação fechadas inclui diversas Estações Ecológicas, Florestas Estaduais e Parques Estaduais, como o Parque Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio. A Fundação Florestal garantiu que, durante esse período crítico, todos os esforços serão direcionados para a prevenção e combate a incêndios, visando a proteção dos recursos naturais e a segurança da população.