Foto: MIGUEL MEDINA/ AFP
Foto: MIGUEL MEDINA/ AFP

Fim dos Jogos Olímpicos de Paris: Review do desempenho do Brasil

Os Jogos Olímpicos de Paris chegaram ao fim no domingo, dia 11. O Brasil concluiu sua participação no sábado, dia 10, conquistando uma prata no futebol feminino, um bronze no vôlei feminino de quadra e um ouro no vôlei de praia. No total, o país garantiu 20 medalhas em 2024: três de ouro, sete de prata e dez de bronze. Embora o desempenho geral não tenha sido o melhor da história, o Brasil chegou próximo de alguns de seus recordes em diversos critérios.

Embora, Não tenha tido uma performance das melhores superou o da Rio 2016 em total de medalhas, com 19 conquistas, ficando atrás apenas de Tóquio 2020, que alcançou 21 medalhas, Entretanto, representou o maior número total de pódios, segundo maior da história. Dessa forma, a delegação brasileira consolidou-se entre as 20 melhores no número de ouros e no top-15 do quadro geral de medalhas.

Esperava-se que a delegação brasileira superasse esses números em Paris, mas os resultados ficaram aquém das expectativas. Todavia, as olimpíadas celebraram grandes histórias de superação na vida dos atletas. Como a equipe feminina de ginástica subiu ao pódio pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos.

Outro destaque nas Olimpíadas de Paris para o Brasil foi a supremacia feminina. Nesta edição, a delegação brasileira contou com mais mulheres do que homens, e pela primeira vez na história, as mulheres conquistaram mais medalhas que os homens. Das 20 medalhas conquistadas, 12 foram femininas e sete masculinas. Uma medalha foi mista, na competição de judô por equipes.