InícioSaúdeGuia da beleza no inverno: especialistas dão dicas para a estação

Guia da beleza no inverno: especialistas dão dicas para a estação

montagem_belezaAinda que as temperaturas já estejam baixas em boa parte do país, o inverno começa oficialmente às 13h38 neste domingo, 21, e vai até o dia 20 de setembro. Preparamos um guia de beleza para a estação, com dicas de especialistas para você ficar com cabelo e pele perfeitos, apostar no corte e na maquiagem que estão em alta e investir nos alimentos ideais para ficar com o corpo e a saúde em dia. Confira!

Cabelos
“A cor do momento para as madeixas é o bronde: brown+blonde, o caramel blonde. São mechas em tons de loiro, caramelo e chocolate bem sutis. Uma tonalidade superelegante para a estação. Quanto aos cortes, o médio ainda vai perdurar até o verão e o long bob (na altura do pescoço) ainda continua em alta”, conta Celso Kamura, do C.Kamura by Wella, no Rio, queridinho de famosas como Patricia Poeta e Angélica.

A colorista Branca Di Lorenzo, do salão carioca Crystal Hair, que atende atrizes como Carolina Dieckmann e Nathalia Dill, dá dicas para manter o cabelo com a cor viva também no inverno: “Primeiramente, diminua a frequência da lavagem. Aproveite que no inverno suamos menos. O ideal é lavar os fios em dias alternados”, diz ela, que alerta também para nunca dormir com os fios úmidos, em qualquer estação.

Como no inverno o uso do secador acaba sendo mais frequente, Branca aconselha abusar dos protetores térmicos. Outra dica é evitar lavar oscabelos com água muito quente. “É a maior inimiga de fios brilhantes e saudáveis, pois estimula a produção da glândula sebácea”, explica a profissional. O ideal é que a água seja fria e mineral, já que a do chuveiro contém cobre, um dos grandes vilões para os cabelos.

E se a hidratação no verão é constante, na época mais fria do ano não deve ser diferente. “Repõe os nutrientes perdidos e é a grande aliada para manter os fios saudáveis”, comenta Branca, que também recomenda o uso de cremes leave-in. A colorista ainda indica uma receitinha caseira para recuperar o brilho e maciez dos fios no inverno. “Dilua uma colher de sopa de vinagre de maçã em uma garrafa de água mineral. Deixe a garrafa no banho para lavar os fios no último enxágue. As madeixas ficarão com brilho intenso”.

Maquiagem
Segundo Celso Kamura, os tons da vez são o marsala (eleito pela Pantone como a cor de 2015) e o camurça. “É uma supertendência, vão dominar”, diz ele. “As sobrancelhas são bem naturais e fartas, e na boca vale tudo de vinho, vermelho, roxo e nude”.

Pele
Karla Assed, dermatologista de famosas como Xuxa e Deborah Secco, revela que fazer para ter a pele perfeita no inverno. “Pode lavar a pele todos os dias para retirar as impurezas. Mas deve-se evitar água quente, que retira a oleosidade natural, causando ressecamento”, explica a médica, que aconselha o uso de sabonetes adstringentes. Quem não aguentar tomar banho com água morna deve passar um hidratante no corpo e no rosto depois. “Deve-se optar pelos que têm uréia, semente de uva, vitamina C, lactato de amônia e PCA-Na na composição. Também pode misturar óleo de amêndoas com o creme hidratante e a sua pele ficará ainda mais hidratada e por mais tempo. Quem tem a pele do rosto oleosa, deve optar pela versão oil free”.

Outra coisa que deve ser evitada no inverno é esfoliação, principalmente se a pele for seca. “Só é indicado para as muito oleosas, pois ela elimina as células mortas e retira toda a sua oleosidade, causando o ressecamento”, diz Karla.

Mas se o seu problema são cotovelos e joelhos ressecados, existem alguns truques para fazer em casa mesmo, e neste caso entra a esfoliação. “Tome um banho morno e limpe bem a área com um sabonete neutro. Faça uma esfoliação com produto específico e enxague com água na temperatura ambiente. Em seguida, coloque água morna com hortelã e camomila e despeje sobre a região. Depois aplique óleo de amêndoas e massageie por dez minutos”, lista a massoterapeuta Tatiana Carneiro, do Spa Posse do Corpo.

Alimentação
A nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia dá dicas para não engordar no inverno: a primeira é beber bastante água. “Ajuda a eliminar toxinas”, comenta. “Invista em alimentos que contenham aminoácidos essenciais como triptofano, presente nos grãos (grão de bico, lentilha, ervilha) e na quinua. O triptofano está envolvido na síntese de serotonina, um neurotransmissor envolvido na regulação da saciedade”.

Na hora das sopas, é importante que sejam naturais (nada daquelas em saquinho, à venda nos supermarcados) e feitas sem temperos industrializados. “São ricos em substâncias químicas e aumentam o grau de inflamação das células, provocam a retenção de líquido e são pré fatores de câncer”, afirma Andrea. Acrescentar sementes – como de girassol e de abóbora – nas sopas e saladas também ajudam na saciedade.

Outros conselhos de Andrea são os chás diuréticos – como o de cavalinha e o de hibisco – e as sobremesas leves, como frutas assadas com canela ou chocolates com teor de cacau maior do que 70%. Se for adoçar, um alerta: “O uso de adoçantes estimulam neuropeptídeos que diminuem a sensação de saciedade e estimulam a compulsão alimentar. Opte por açúcar demerara, o doce natural das frutas, agave ou mel”.

fonte: EGO

Mais populares