Lançado o 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem da rede pública de ensino

Lançado o 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem da rede pública de ensino

Estudantes da rede pública e do ensino profissionalizante poderão participar do 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília, organizado em parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura. O aviso de abertura das inscrições saiu nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial do Distrito Federal. O edital, que será publicado no site www.se.gov.df.br, foi lançado hoje em evento no Cine Brasília. O festival faz parte da programação do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorre em setembro. O homenageado nesta edição será o cineasta brasiliense Sérgio Moriconi.

Oito categorias
O júri vai avaliar os filmes concorrentes nas categorias de melhor filme, roteiro, direção, ator, atriz, montagem, fotografia e a de melhor abordagem do tema. Os campeões receberão troféus que serão exibidos no 49º Festival de Brasília.

Assim como em 2015, o filme deve ter até cinco minutos, precisa ser acompanhado por um professor orientador e é de produção independente, de responsabilidade dos próprios alunos. Os vídeos podem ser gravados por câmeras ou celulares. “Nosso objetivo no festival é incentivar a produção audiovisual nos jovens das escolas públicas”, ressalta a coordenadora do festival, Maria do Carmo Alvarenga.

Inscrições
Os estudantes terão até 2 de agosto para se inscrever no site da Secretaria de Educação. O regulamento divide o festival em duas categorias. Em 31 de agosto, no Cine Brasília, haverá a amostra seletiva para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Já em 14 de setembro, no mesmo local, serão selecionados os melhores curtas dos estudantes do ensino médio, da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino profissionalizante. Cada mostra terá 20 filmes e o júri será formado por professores da Secretaria de Educação e especialistas em cinema indicados pela Secretaria de Cultura.

O festival
Organizado pela primeira vez no ano passado, o festival de curtas-metragens reuniu 101 filmes. O tema foi A Cara da Cultura em sua Cidade, com o objetivo de aproximar a linguagem visual das unidades de ensino.

“É legal poder participar de um evento desse. Abre espaço para os alunos das escolas públicas nos meios audiovisuais. Foi uma realização de um sonho ver meu filme no Festival de Brasília”, afirma o estudante de cinema Daniel Sena, de 18 anos, vencedor nas categorias de melhor direção e roteiro da edição de 2015.

Agência Brasília