Danilo Moliternoda, CNN
Danilo Moliternoda, CNN

Lula comemora a reabertura da fábrica de fertilizantes Ansa, que criará 2 mil empregos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira (15), por volta das 12h, da cerimônia que marcou a retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), localizada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A previsão é que a fábrica volte a operar plenamente em 2025, gerando aproximadamente 2 mil empregos.

A Ansa, que produz ureia, amônia e o Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32), utilizado como aditivo para veículos, receberá um investimento de R$ 870 milhões da Petrobras. Durante o evento, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que, com a retomada das atividades da Ansa e o investimento de R$ 3,2 bilhões na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), serão criados cerca de 30 mil novos empregos, diretos e indiretos, ao longo dos próximos cinco anos.

A fábrica estava com suas atividades suspensas desde 2020. A hibernação, que envolveu a interrupção da produção, foi decidida após mais de dois anos de tentativas frustradas de vender o ativo, conforme informado pela Petrobras. Na época, 396 trabalhadores foram demitidos.

Durante a cerimônia, Lula inaugurou uma placa comemorativa e entregou crachás a três funcionários que haviam sido demitidos em 2020 e agora foram recontratados em 2024. Em seu discurso, o presidente destacou o orgulho pelo trabalho realizado pela Petrobras e mencionou a importância de recuperar a autoestima do país, criticando aqueles que tentaram fechar a fábrica e demitiram os trabalhadores, sem compreender a realidade de quem enfrenta o desemprego.