Foto: reprodução
Foto: reprodução

Médico é alvo de investigação por alegações de importunação sexual contra pacientes no Maranhão

A Polícia Civil do Maranhão está investigando o médico Kemuel Pinto Bandeira, acusado de cometer abusos sexuais contra pacientes durante consultas. As queixas foram formalizadas na Delegacia da Mulher de Açailândia e na Delegacia da Mulher em São Luís, no bairro Jaracati.

Mariana Wana, uma das primeiras vítimas a apresentar queixa, relatou que, em 1° de agosto, ao passar por um exame de mapeamento de endometriose com Kemuel, notou comportamentos inadequados. Segundo Mariana, o médico aplicou um gel na sua região íntima e tocou seu clitóris, o que a deixou extremamente constrangida.

Mariana inicialmente acreditou que o comportamento de Kemuel fazia parte do exame e se sentiu confusa sobre a situação. Quando questionou o médico, ele parou de tocar, mas não ofereceu explicações. Foi somente após o incidente que Mariana compreendeu que havia sido vítima de abuso.

O Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) confirmou ter recebido uma denúncia sobre o médico, alegando condutas que violam a ética profissional. A defesa de Mariana orientou-a a registrar a ocorrência na Delegacia Especial da Mulher em São Luís.

Além de Mariana, outras denúncias surgiram, incluindo uma registrada em Açailândia por uma mulher grávida que também foi tocada de maneira inadequada. Até agora, 17 mulheres apresentaram queixas contra Kemuel, com denúncias também surgindo em Palmas (TO).