230074_4fe24ddcb4ea0s64991_b

“Pequenas” ideias, grandes avanços.

Uns já conhecem, outros nem imaginam, mas Brasília ganhou um projeto através da Secretária de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS), que ainda pode virar referência em todo o Brasil.

Muitos bons recursos, ideias e mecanismos, sobretudo governamentais de benefício à sociedade, já existentes, algumas vezes podem vir a serem mal aproveitados e não utilizados em toda sua capacidade e expediente, quando a população não tem um conhecimento adequado dessas ferramentas e de como operá-las. Criada desde 2007 a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) órgão vinculado ao GDF, é um excelente instrumento de apoio e suporte a vários tipos de demandas e necessidades, ao alcance das comunidades no Distrito Federal. Tendo três principais focos, pretende que a parcela da população em situação de maior vulnerabilidade tenha acesso à proteção social, aos serviços e utilidades sociais de direito.

Segundo assessoria de imprensa, a secretaria passou por uma reformulação em 2011 o que conferiu ao órgão uma maior efetividade institucional. Sendo um exemplo palpável dessa reforma o projeto “Gabinete Perto”, que foi implementado em sua primeira edição na Região Administrativa do Gama em Julho desse ano pelo Secretário da pasta de Desenvolvimento Humano e Social e demais secretários de outras pastas, já a edição mais recente do programa, ocorreu no último dia 07 no (CRAS) Centro de Referência de Assistência Social de Taguatinga. O projeto que visa  estreitar laços com a comunidade está começando a solucionar as reivindicações encaminhadas à secretaria, por populares.

Conforme apurado, na prática o projeto atua tirando dúvidas sobre programas sociais ouvindo queixas e propostas para soluções de problemas que posteriormente são encaminhados pelo secretário Marco Pacco e sua equipe, às secretarias e subsecretarias competentes. Quanto a resolução de cada questão apresentada, segundo informado, os cidadãos das localidades por onde o projeto é implementado podem acompanhar o andamento de suas solicitações até a conclusão por e-mail e por contato telefônico feito pela equipe dos gabinetes das pastas pertinentes. O projeto objetiva que todas as Regiões administrativas do DF recebam o encontro, mas ainda não há um calendário pré estabelecido para cada uma dessas cidades, sabe-se apenas, que o próximo está marcado para dia 21/08 no (CRAS) Centro de Referência de Assistência Social de Sobradinho I,  das 9h às 13h.

No entanto, as pessoas que tiverem demandas para a secretaria tem acesso ao órgão (SEDHS) e ao projeto “Gabinete Perto” para falar o que acha necessário e importante para a localidade onde reside pelo e-mail da secretaria gabinete@sedhs.df.gov.br ou ainda pelo número de telefone (61) 3348.3514. O que dá um verdadeiro tom de primeiro mundo a até então, nada bem vista, gestão pública no Brasil e especialmente em Brasília.

É tanto que, muito se idealizou que as reais mudanças seriam assim, com políticas públicas apontadas por quem mais entende das carências que enfrenta, ou seja, o morador, o cidadão comum que convivi diariamente e sabe muito bem onde estão as maiores deficiências nos sistemas de suporte às suas comunidades. Aquelas dificuldades as quais precisamos nos atentar para serem sanadas com escala de prioridade. Um clamor popular muito antigo, que agora parece tomar ares de realidade nas quais as mudanças mais relevantes para sociedade, vão aos poucos acontecendo. Que fique o exemplo, o governo se disponibilizando, a população se mobilizando, mostrando que se importa de verdade, participando e não só reclamando, todos sairão ganhando!

 

Por, Aline Diniz
Colunista/Jornalista da Folha de Brasília

aline@folhadebrasilia.com