InícioCidadesRede pública de ensino define calendários do ano letivo de 2016

Rede pública de ensino define calendários do ano letivo de 2016

Alunos da rede pública de ensino voltarão às carteiras em 29 de fevereiro. De acordo com o calendário anual de 2016, a data marcará o início do ano letivo para as 14 regionais de ensino do Distrito Federal. “O calendário foi acordado com o sindicato da categoria”, afirma o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Fábio Pereira de Sousa.

Sousa explica que, em regra, há cem dias letivos no primeiro semestre e outros cem no segundo. Porém, como no próximo ano haverá os Jogos Olímpicos Rio 2016, o recesso será nas duas primeiras semanas de agosto, e o último dia letivo, em 28 de dezembro. “Teremos o primeiro semestre com 107 dias e o segundo com 93, o que resultará nos 200 dias exigidos por lei.”

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos também voltam às salas de aula em 29 de fevereiro. Já o calendário de instituições conveniadas e dos Centros de Educação da Primeira Infância começa em 1º de fevereiro. “O início nas creches conveniadas será antes porque não houve greve e, após o término do ano letivo de 2015, os professores terão um mês de férias e uma semana de preparação pedagógica”, explica o subsecretário.

Reposição
As aulas ainda seguem o calendário de reposição 2015, que vai até 16 de janeiro. O atraso é devido à greve dos professores iniciada em 15 de outubro e encerrada em 12 de novembro. A categoria reivindicava pagamento de reajuste salarial autorizado de forma escalonada em 2013. Os docentes voltaram às atividades depois de negociações com a Casa Civil, que condicionaram o pagamento dos dias parados à reposição das aulas.

O primeiro semestre nos Centros Interescolares de Línguas começará em 3 de março e terminará em 29 de julho. O segundo semestre será de 22 de agosto a 23 de dezembro.

Mais populares