Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula participa da assinatura de acordos de cooperação com Angola: ‘Retorno do Brasil à África’

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula participa da assinatura de acordos de cooperação com Angola: ‘Retorno do Brasil à África’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da assinatura de acordos de cooperação com Angola na manhã desta sexta-feira (25). Os governos dos dois países firmaram sete compromissos (veja lista abaixo). O presidente afirmou que as medidas representam um “retorno do Brasil à África”.

O presidente angolano, João Lourenço, participou do evento. Lula chegou a Luanda, a capital de Angola, nesta manhã. Segundo o governo, essa é a primeira visita de Estado de Lula a um país africano neste mandato.

Em seu discurso, o petista afirmou que nos últimos anos o Brasil tratou os países africanos com indiferença e que pretende corrigir esses erros.

Lula anunciou que o Brasil auxiliará na revolução agrícola em Angola e que o governo está desenvolvendo um programa com 25 ações para o desenvolvimento da agricultura no Vale do Cunene, uma região no sul de Angola que sofreu com a seca nos últimos anos.

“O Vale do Cunene é semelhante ao Vale do São Francisco no Brasil, uma região historicamente afetada por secas que se transformou em um polo produtor de alimentos”, afirmou.

Os acordos assinados entre os dois países também incluem cooperação nas áreas de saúde, educação, turismo, indústria, ciência e tecnologia.

Lula também mencionou que Angola pode se juntar ao Brasil na preservação de florestas tropicais e na busca por iniciativas de desenvolvimento sustentável. “Angola pode se somar ao esforço que iniciamos na Cúpula da Amazônia, em Belém, no início do mês”, disse.

O presidente brasileiro convidou Angola para participar das reuniões do G20 durante a presidência brasileira do grupo, que começa em dezembro.

“Reiterei ao presidente João Lourenço que a relação do Brasil com Angola é uma política de Estado, que independe das circunstâncias”, destacou.

Segue a lista dos acordos de cooperação assinados:

1. Acordo entre Angola e Brasil sobre o exercício de atividades remuneradas por dependentes de diplomatas e militares que prestam serviços nos países;
2. Memorando de entendimento entre os governos de Angola e Brasil para cooperação no setor do turismo sustentável;
3. Projeto de cooperação entre os ministérios da Saúde dos países para diagnóstico e tratamento da hanseníase;
4. Memorando de entendimento sobre cooperação agrícola entre os ministérios da Agricultura brasileiro e angolano;
5. Projeto de cooperação “Escola de Todos” para o estabelecimento da terceira fase do programa;
6. Memorando sobre apoio a micro e pequenas empresas, assinado pelo Sebrae com o instituto angolano correspondente;
7. Memorando sobre promoção da exportação entre as agências do setor dos dois países.

A viagem a Angola faz parte do “giro” de Lula pelo continente africano, que também incluirá uma parada em São Tomé e Príncipe. Nas últimas semanas, o presidente tem defendido a necessidade de uma reaproximação do Brasil com os países da África.