InícioColunistasA prefeitura que escuta

A prefeitura que escuta

Foto CristovãoHoje é muito comum encontrarmos, até mesmo nos pequenos municípios, um setor conhecido como Ouvidoria. A função básica deste órgão é escutar as reclamações e os desejos da população local e em seguida passar para os demais setores da administração pública, para que sejam encontradas as melhores soluções.

A Ouvidoria, funcionando em sua plenitude, é fundamental para o planejamento da gestão, no momento da definição das prioridades da administração. Com ela o gestor pode ter uma diagnostico dos principais anseios e necessidades da população da cidade e da zona rural.

A Ouvidoria pode dar uma contribuição importante no planejamento da comunicação institucional, já que ela tem o poder de aproximar a equipe, da realidade local. No marketing governamental não é diferente, está importante contribuição da ouvidoria, já que ela pode ajudar a aproximar o gestor do povo e estreitar cada vez mais as relações entre prefeitura e a comunidade, adquirindo conhecimento da realidade.

O não funcionamento da Ouvidoria ou seu funcionamento parcial é um grande prejuízo para o povo, que não é escutado, e para gestão municipal, que perde a oportunidade de ajudar a escutar, a planejar e executar ações que atendida as reais necessidades das pessoas.

CRISTOVÃO PINHEIRO é Jornalista, Publicitário, Consultor Político e Diretor da Vide Comunicação Ltda. É mestrando em Planejamento Estratégico de Marketing pela Universidade Européia Miguel de Cervantes.

Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais. Atualmente coordena o marketing governamental de prefeituras, presta Consultoria em Marketing Político é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Mais populares