WhatsApp-Image-2024-03-31-at-10.28.41-AM

Apagão digital: Você sabe o que é? Quando pode ocorrer e como irá afetar o mundo inteiro?

Mais do que uma mera teoria da conspiração, a cada dia que passa, torna-se mais real, possível e evidente que experimentemos em breve o pior e mais impactante desastre que a humanidade já vivenciou desde os primórdios.

O mundo digitalizado e suas dependências

O mundo se digitalizou gradativamente e foi se conectando via satélites, através da internet e ciberneticamente de modo geral. Hoje, tudo é automatizado e altamente dependente dos computadores, redes sociais, aplicativos e suas diversas funcionalidades que otimizam o tempo e facilitam a vida, de modo a moderniza-la.

Contas bancárias, supermercados, escolas, cursos, relacionamentos (redes sociais), transportes, diversos empregos e empreendimentos, e praticamente tudo está correlacionado aos computadores e à internet. O estilo de vida ao redor do mundo mudou drasticamente nas últimas cinco ou seis décadas, e a dependência dos meios virtuais assumiu proporções gigantescas.

Sendo assim, imagine o estrago que um súbito e ainda mais, duradouro corte no sinal dos satélites ou conexões submarinas que mantêm a internet em todo o mundo causariam no abastecimento de energia, água e alimentos, só para início de conversa. Seria uma catástrofe em escala global, jamais vista na história.

Causas iminentes do apagão digital

Sem qualquer exagero sensacionalista, é exatamente esse o risco que ronda, sonda e assombra a todos nós nos últimos tempos. E, ainda assim, até o momento ouvimos falar bem pouco a respeito disso.No entanto, especialistas listam algumas das causas mais relevantes e iminentes para que esse fenômeno ocorra de maneira abrupta, muito provavelmente, ainda dentro do ano de 2024.

1. Tempestades solares

Um dos motivos mais em voga são as tempestades solares – explosões na superfície do Sol que liberam grandes quantidades de energia e partículas carregadas. –  Ao alcançar os satélites transmissores e repetidores das conexões, elas geram interferência nos sinais de rádio e GPS, afetando a comunicação e navegação. E em um segundo momento, de maneira ainda mais danosa, podem provocar a deterioração e inutilização dos componentes eletrônicos desses satélites, causando a perda da sua funcionalidade.

2. Disrupção em cabos submarinos

Outra causa possível são as disrupções em cabos submarinos causadas por escavações para extração de petróleo, gás natural e demais riquezas oceânicas exploradas comumente na atualidade. Isso ocasionaria a perda desses sistemas de comunicação, que são o segundo meio pelo qual o fluxo de dados interliga a rede mundial de computadores.

3. Guerras e ataques cibernéticos

A terceira e não menos grave probabilidade latente são as atuais guerras que se espalham e se intensificam por todo o globo terrestre. Ataques intencionais de países como a Rússia, a China, dentre outros, visando objetivos militares, podem vir a interromper de alguma forma o fornecimento do sinal e o fluxo das informações em rede, o que instalaria o caos cibernético afetando a quase toda humanidade.

Especialistas alertam sobre o risco

Daniel Baker: Cientista espacial e diretor do Centro de Ciência Espacial e Atmosférica da Universidade do Colorado. Estudou os efeitos das explosões solares na Terra por mais de 30 anos. Prevê que uma explosão solar suficientemente forte poderia causar um “apocalipse digital”, interrompendo a internet e outras redes de comunicação em todo o mundo.

Delores Knipp: Física solar e ex-diretora da Divisão de Heliofísica da NASA. Estudou o comportamento do Sol e seus efeitos na Terra. Afirma que as explosões solares são uma ameaça real à infraestrutura crítica, incluindo a internet.

Alex Young: Físico solar e ex-chefe do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial do Reino Unido. Estudou a atividade solar e seus efeitos na Terra. Declara que explosões solares podem causar danos às redes de energia e comunicação, incluindo a internet.

Esses, entre outros renomados cientistas em todo o mundo, têm alertado sobre a situação. No Brasil, o físico Robson Rodovalho faz uma breve explanação sobre o assunto veja no link abaixo:

https://youtu.be/fel6lRC-9Ug

CONCLUI-SE QUE: As tempestades solares e demais fatores apresentados acima, podem ter impactos significativos na internet e nos satélites. E por isso, ações para mitigar os riscos e aumentar a proteção e a segurança da conectividade global, caso ocorram qualquer tipo de falhas, estragos ou panes, são essenciais para a resiliência do sistema, sob pena de muito brevemente vivenciarmos um grave caos e desordem a social generalizada, se nada a esse respeito for feito com efetividade.

Direto da Redação: Jornalista/Colunista: Aline Diniz

https://www.instagram.com/alinedinizofc/