InícioColunistasComeçou a campanha eleitoral

Começou a campanha eleitoral

Campanha eleitoral não é apenas o período determinado pela justiça, consistindo em um calendário de início e fim das eleições. De modo equivocado, objetivando vencer a eleição, grande parte dos candidatos canaliza todos os seus esforços apenas nesse período.

O tempo é o capital mais precioso de um candidato, capital esse sempre escasso. Partindo desse princípio, a pré-campanha __ tempo que antecede a disputa propriamente dita __, deve ser usada de forma sábia, no intuito de conseguir concretizar o planejamento inicial e realizar seu melhoramento para aplicação na disputa eleitoral.

Na pré-campanha o candidato deve aproveitar para fazer o seu planejamento inicial de campanha, dando prioridade à realização de investigações, planejamento de captação de recursos, formação de equipe de trabalho e planejamento estratégico inicial. Esta etapa deve ser realizada com o mais alto nível de qualidade possível, a fim de que tragam os melhores resultados quando de sua aplicação no período eleitoral.

A experiência nos mostra que o baixo nível de informação acerca do eleitorado e de suas necessidades/anseios é, sem dúvida, um dos maiores inimigos de um candidato.

Os primeiros estudos devem ser realizados através de pesquisas, que terão a função de auxiliar o candidato e sua equipe no planejamento inicial da campanha. Tais estudos devem ser realizados com atenção tal que futuramente sirvam como base para o plano de governo ou programa parlamentar, ultimando, portanto, as propostas de campanha, em maior grau possível, independente da necessidade de um posterior processo de maturação. Isso, porque outro ponto importante levado em conta pelo eleitor é a efetiva concretização das propostas de campanha; de modo que é mais importante concretizar o que foi posto no plano de governo ou programa parlamentar do que outras realizações, mesmo que de maior vulto, sempre observando ao eleitor que a “proposta” foi cumprida. Aí, sim, ter-se-á um político diferenciado, que cumpre o que promete! Coisa difícil? Nem tanto se as pesquisas de pré-campanha forem bem realizadas, de modo que seja possível direcionar os esforços para satisfação das necessidades reais do eleitorado/população.

Outro ponto ao qual deve o candidato dar especial atenção no momento da pré-campanha é quanto à sua presença nos veículos de comunicação. Aquele tempo da comunicação separada por tipo de veículo já não existe. Vivemos um momento em que todas as formas de comunicação são integradas e dependentes umas das outras. Hoje, o próprio eleitor se tornou o maior formador de opinião, graças aos diversos meios de comunicação e à fácil acessibilidade aos mesmos. Assim é de grande valor ao candidato sua presença estrategicamente planejada nos meios de comunicação, criando eleitores-células que difundirão suas propostas, ajudando-o a conquistar mais e mais eleitores. Razão por que o candidato não deve ignorar nenhuma das modernas formas de comunicação.

Outra grande e não menos importante vantagem de trabalhar a pré-campanha é que por meio dela é possível melhor preparar o candidato, principalmente a parte psicológica, bem como o armando de todos os mecanismos possíveis para a disputa, no que se insere também armas para defesa de ataques pessoais, ainda muito comuns nas campanhas eleitorais.

Com a prévia preparação do candidato, ele chegará à campanha com objetivos bem definidos e amadurecidos, permitindo passar mensagens claras para o seu eleitor, que não deixará evidentemente de perceber o nível de preparo e segurança do candidato. Logo, consistência é fundamental para se obter sucesso em uma campanha eleitoral moderna, e ela só é possível com informações apuradas no período que antecede a disputa eleitoral.

11755095_876233345745130_6348137815893345349_nCRISTOVÃO PINHEIRO é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Mais populares