InícioCidadesDF: número de liminares para internação hospitalar mais que dobra em dois...

DF: número de liminares para internação hospitalar mais que dobra em dois anos

atendimento_medicoEm 2012, pelo menos 900 pessoas no Distrito Federal procuraram a Defensoria Pública e obtiveram decisões favoráveis na Justiça para conseguir de imediato acesso à saúde pública, como vagas em UTI, cirurgias e medicamentos. Em 2014, esse número mais que dobrou: foram 2 mil liminares concedidas pela Justiça. Com o crescimento, faltam vagas nos hospitais para atender à demanda judicial já que os leitos estão lotados de pacientes que conseguiram liminares.

Em 2012, pelo menos 900 pessoas no Distrito Federal procuraram a Defensoria Pública e obtiveram decisões favoráveis na Justiça para conseguir de imediato acesso à saúde pública, como vagas em UTI, cirurgias e medicamentos. Em 2014, esse número mais que dobrou: foram 2 mil liminares concedidas pela Justiça. Com o crescimento, faltam vagas nos hospitais para atender à demanda judicial já que os leitos estão lotados de pacientes que conseguiram liminares.

O defensor público-geral do Distrito Federal, Ricardo Batista, lamenta a situação. Ele acrescenta que mesmo com liminares não cumpridas, a sociedade deve procurar um advogado ou um defensor para requerer seus direitos na Justiça. “Esse número grande de ações judiciais pode servir, inclusive, para que o governo faça um diagnóstico da situação da saúde e realize um planejamento para providenciar novos leitos na rede pública”, afirmou o defensor.

Mais populares