971854-df16082015-_dsc8547

Evento-teste para Jogos Olímpicos modifica o trânsito no Rio

Oitenta atletas de 15 países deram a largada às 8h30 de hoje (16) para um percurso de 165 quilômetros que atravessa as zona sul e oeste do Rio de Janeiro. A prova de ciclismo de rua faz parte dos eventos-teste para os Jogos Olímpicos de 2016 e é uma versão reduzida do percurso que terá 241,5 quilômetros no ano que vem. A previsão é que a prova termine entre 12h e 12h 30.

O percurso inclui uma série de pontos turísticos e começa na Praia de Copacabana, perto do Forte de Copacabana. Os atletas seguiram para Ipanema, Leblon e São Conrado, na zona sul, e depois para a Barra da Tijuca, Recreio, Grumari e Guaratiba. No caminho, há dois circuitos em que os atletas darão duas voltas, o Prainha-Grumari e o Floresta da Tijuca.

Entre os destaques individuais está o francês Thibaut Pinot. As equipes de França e Itália estão entre as mais tradicionais. A equipe brasileira tem os atletas William Chiarello, Rafael Andriatto, João Marcelo Gaspar, Cristian Egidio da Rosa, Antônio Garnero e Adir Romeo.

A largada reuniu torcedores e curiosos. A carioca Maura Xerfam, de 44 anos, fez sua estreia na torcida dos eventos-teste acompanhando a largada na Praia de Copacabana.

“Acho muito bacana esse espírito. Chega a dar uma emoção mesmo que a gente não esteja acompanhando “, disse Maura, que acredita que ver de perto os esportes fará os cariocas se engajarem mais em atividades físicas.

Trânsito

Para a passagem dos atletas, um esquema de trânsito com uma série de interdições foi iniciado desde a meia noite de ontem na cidade. A competição termina em São Conrado, na zona sul, por volta das 12h40. É o quinto evento-teste feito na cidade, e o que tem mais impacto na mobilidade urbana. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o ciclismo de estrada será a primeira prova, depois da cerimônia de abertura, Será disputada durante dois dias seguidos (competições masculina e feminina).

Como a competição exige que o trânsito seja modificado, vários locais da orla foram interditados para o tráfego de carros neste domingo. O acesso às praias da cidade também ficou restrito e as linhas de ônibus mudaram seus itinerários.

A pista junto à orla da Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Souza Lima e Francisco Otaviano, foi fechada desde o início da madrugada deste domingo. Já as pistas junto à orla das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, em Ipanema e no Leblon, ficaram bloqueadas desde às 7h da manhã. Estas vias serão liberadas às 18h, após o fim do período da área de lazer. A pista junto às edificações funcionará normalmente como faixa reversível.

As pistas junto à orla das praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes estarão bloqueadas até às 12h de domingo. A pista da Avenida Lúcio Costa, junto aos prédios, está funcionando normalmente no sentido Recreio. Os acessos de veículos às praias da Grumari, Prainha e Reserva, na zona oeste, estarão bloqueados desde a 0h até 12h. Os acessos à Vista Chinesa, no Alto da Boa Vista também estão fechadas até às 13h.

Outra via importante da cidade que terá o trânsito mudado é a Rua Jardim Botânico. A partir das 10h30, a via estará bloqueada no sentido Gávea a partir da Rua Pacheco Leão. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 13h. No horário de passagem dos ciclistas, 11h30 e 12h10, o fluxo no sentido Humaitá também será bloqueado, com o desvio para a Lagoa pela Rua Mário Ribeiro.

A Avenida Niemeyer será bloqueada ao tráfego duas vezes no domingo, primeiro às 7h30 da manhã e depois na Vista Chinesa às 11h, quando os ciclistas passarão duas vezes pela via. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, prevista para 13h. Entre essas duas interdições a via ficará aberta apenas sentido São Conrado.

Agência Brasil