InícioGeraisExposição do Arquivo Público homenageia pioneiros do Lago Sul

Exposição do Arquivo Público homenageia pioneiros do Lago Sul

O Arquivo Público do Distrito Federal é parceiro na festa dos 55 anos do Lago Sul, com uma exposição que ajudará a contar um pouco da história da região e da capital. A abertura ocorrerá na terça-feira (18), às 19h30, na praça central do Centro Comercial Gilberto Salomão (SHIS, QI 5), e faz parte de uma programação que começou no início do mês.

Uma solenidade vai homenagear os primeiros moradores do local. Estarão presentes 35 pioneiros. “Muitos outros serão lembrados ao longo do ano”, antecipa o administrador do Lago Sul, Aldenir Paraguassú. “Os pioneiros não são apenas os primeiros a chegarem aqui, mas aqueles que tiveram coragem de desbravar e demonstraram participação comunitária.”

Momentos da criação de Brasília e de pontos marcantes do Lago Sul, como a Ermida Dom Bosco e a Base Aérea, compõem as 24 fotos do fotógrafo Mário Fontenelle, que datam do fim dos anos 1950. O acervo faz parte do Fundo Novacap — reconhecido como Programa Memória do Mundo da Unesco. A mostra, aberta ao público das 9 às 19 horas, fica em cartaz até 30 de agosto.

“O Arquivo Público se alegra com esse evento porque nos permite resgatar o inventário fotográfico e documental do lugar”, destaca o historiador da instituição, Elias Manoel, curador da coletânea.

A superintendente da entidade, Marta Célia Vale, conclui: “É função do órgão que trabalha com preservação e divulgação da memória documental de Brasília e do DF auxiliar e orientar pesquisas que resultem em produtos como essa exposição”.

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Mais populares