InícioCidadesIncêndio na Floresta Nacional de Brasília deve durar toda a noite

Incêndio na Floresta Nacional de Brasília deve durar toda a noite

O Corpo de Bombeiros deve permanecer durante toda a noite na área do incêndio de grandes proporções que atinge boa parte da Floresta Nacional de Brasília desde a manhã deste domingo (11). A aeronave que estava sendo utilizada no combate ao fogo, no entanto, já saiu de operação.

“Vamos continuar aqui para tentar controlar as chamas o quanto antes”, disse ao Fato Online o comandante da força-tarefa, o coronel Marcos Gomes.

A corporação ainda não sabe a extensão do incêndio. Informa apenas que o fogo atingiu “três quadrantes” da floresta. A área central, onde estão os pinheirais, foi a mais atingida. Dezenas de árvores não resistiram ao calor e tombaram. As cinzas estão por toda parte.

Antes do entardecer, as chamas chegaram à região do cerrado, onde o combate é mais difícil. O sobrevoo dos carcarás era constante, à espera dos animais vítimas do incêndio.

Oficiais que trabalham no local afirmam que as chamas podem diminuir à noite, em função da baixa temperatura e do aumento da umidade. Porém, até o final da tarde ainda havia regiões onde o fogo evoluía rapidamente. Isso em função das brasas que são jogadas para as áreas secas.

Labaredas

As labaredas alcançavam até 20 metros de altura. E em determinada área da floresta, formavam um grande círculo. De perto, a fumaça incomodava e o barulho do fogo era de espantar. De longe, a fumaça preta provocada pelo fogo podia ser avistada de vários pontos do Distrito Federal até o final da tarde deste domingo.

Antes mesmo das 10h, os primeiros homens do Corpo de Bombeiros chegaram ao local: ao todo, 60 militares, 15 carros e uma aeronave da corporação estão envolvidos na tentativa de acabar com o incêndio, cuja causa é desconhecida.

Segundo o coronel Marcos Gomes, é comum a queima de entulho nos arredores da Floresta Nacional. Além disso, o feriado prolongado aumentou o fluxo de visitantes no espaço, o que também pode ajudar a explicar o incêndio, uma vez que uma simples ponta de cigarro tem capacidade de provocar grande estrago na mata.

Cadu Gomes/ObritoNews/Fato Online

Mais populares