InícioEsporteSem uma perna, morador de Brasília surpreende em jogos de futebol

Sem uma perna, morador de Brasília surpreende em jogos de futebol

34mq9n0mi5_5x8h2s90hp_fileO morador de Brasília Jairo Blank é uma surpresa em campo. Nas “peladas” do fim de semana, ele é um dos jogadores mais versáteis do grupo de amigos. Na linha ou no gol, o gaúchode 49 anos, radicado em Brasília, mostra habilidade apenas com uma perna. O “peladeiro” perdeu a perna direita em 1985, aos 18 anos, depois de um câncer que o obrigou a amputar o membro. Na época, ele jogava futebol amador como goleiro e, apaixonado pelo esporte, pensou em alternativas de entrar em campo apenas com a perna esquerda.

— O primeiro objetivo foi equilibrar, tentar me equilibrar com uma perna e a partir daquele dia eu pensei: “as minhas mãos estão aqui para goleiro”.

Um ano após vencer o câncer e superar a amputação, Jairo voltou aos gramados e a ser presença constante nas “peladas” do fim de semana. Em campo, o gremista surpreende pela agilidade e movimentação. Na linha, ele conta com a ajuda de muletas para se equilibrar. No Gol,recorre ao seu equilíbrio e a ajuda das traves, que servem de apoio nos momentos mais cansativos. Após a partida, com pouco fôlego, mas muita disposição, ele fala sobre a receita básica para se manter nas partidas.

— Os caras cansam com duas, imagina eu com uma, né? É difícil. A gente tem que, primeiro, ter equilíbrio para se manter em pé, força para manter esse equilíbrio e depois técnica.

Além da surpresa pela suposta limitação física de Jairo, o gaúcho é exemplo para os amigos peladeiros. Alguns chegaram a duvidar que ele seria capaz de enfrentar uma partida.

— No primeiro dia você duvida, né? Mas depois você vê a força de vontade que o cara transmite. Ele sabe muito, ele sabe demais. Tem muita categoria… se você vir um gol que ele fez aqui outro dia, é coisa de cinema. Se o cara tivesse as duas, era um profissional muito bom, conta um dos companheiros de “pelada” de fim de semana.

Foto:Reprodução/ TV Record

Mais populares