InícioCidadesTaguatinga comemora 57 anos

Taguatinga comemora 57 anos

17664621904_43f35e7964_k

No mês de aniversário dos 57 anos de Taguatinga, a Administração Regional, em parceria com a iniciativa privada, planejou várias atividades para celebrar a data festiva — 6 de junho (veja abaixo a programação completa). A abertura das comemorações será nesta segunda-feira, 1º de junho, com um café da manhã na administração para os servidores e funcionários da agência do Banco de Brasília do centro da região.

Foto: Dênio Simões / Agência Brasília

Na quarta-feira, 3 de junho, das 9 às 14 horas, a Praça do Relógio será palco para o 1º Educa Taguá — concurso de redação para alunos de escolas públicas e particulares — corte do bolo, exposição de quadros e um ato cívico com a banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Atividades de lazer, esporte e cultura fazem parte da programação no dia 6, das 9 às 14 horas, no Taguaparque. Entre as atrações, haverá, ainda, feira de artesanato, food trucks, moto clube, a 40ª Copa dos Campeões de Taguatinga, sorteio de brindes e serviços públicos — como a Carreta da Mulher — à disposição da comunidade.

História da região
Taguatinga foi inaugurada em 6 de junho de 1958. Seis meses depois, a população local já contava com escolas e estabelecimentos comerciais. Em 1970, por meio do Decreto nº 571, do mesmo ano, o governador da época, Hélio Prates da Silveira, reconheceu o povoamento como região administrativa.

De acordo com uma tese linguística do poeta Antônio Garcia Muralha, o nome Taguatinga vem do tupi-guarani Ta’Wa’Tinga, que significa barro branco, formação geológica comumente encontrada na região. Antes disso, era traduzido como ave branca, termo que deu nome a várias empresas e instituições, a exemplo do Centro de Ensino Médio Ave Branca.

Mais populares